Religião Geral

O povo conhece a voz de Jesus – (Jo 10, 1-10)

“Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham e abundância”

22/04/2024 às 09h18
Por: Redação Folha Pantanal Fonte: Fonte(1Joana Viana Lopes – passo a Rezar net) - (2BibliaPAstoral Jo 10,1-21) - (3Jaldemit Vitório, SJ – Dia a Dia nos passos de Jmesus – Paulinas) - (4Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho 2015 – Paulus) - (5Pe. Marcos Loro – CMF – Diári
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Adelino Alexandre Lopes
Adelino Alexandre Lopes

O povo conhece a voz de Jesus(Jo 10, 1-10) Hoje é dia vinte e dois de abril, segunda-feira da quarta semana do tempo pascal. Nós estamos juntos para mais um momento de oração. Este momento de oração é uma inciativa para cumprir um pedido “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15) Uma iniciativa que levaremos ao ar todos os dias de segunda a sexta feira, através das redes sociais, e tem como fonte: A Bíblia, o programa diário https://passo-a-rezar.net/ - e parte do texto é de autoria de Joana Viana Lopes, a proclamação do Evangelho - Liturgia Diária CNBB 2024, os Evangelhos do dia a dia das Edições Paulus e Paulinas, Diário Bíblico Editora Ave Maria. Nós saudamos a todos com a mensagem Franciscana de Paz e Bem!

O Tempo Pascal é, por excelência, um tempo de memória, de trazer para o nosso presente
o testemunho das maravilhas passadas. Tal foi a pedagogia de Israel, celebrando o êxodo e a libertação do Egito; e tal foi o caminho dos primeiros discípulos, ao reconhecerem nas palavras e sinais de Jesus a presença encarnada de Deus. Que a nossa oração se inscreva também nesta sabedoria, capaz de dar luz aos passos dos nossos dias.
(1Joana Viana Lopes – passo a Rezar net)

 Nesta comparação, o curral – o redío- representam a instituição que explora e domina o povo. Os ladrões e assaltantes são os dirigentes. Jesus mostra que sua mensagem é incompatível com qualquer instituição opressora e que sua missão é conduzir para fora da influência dela os que acreditam, a fim de formar uma comunidade que possa ter vida plena e liberdade. O único meio de libertar-se de opressores ou de uma instituição opressora é comprometer-se com Jesus, pois ele é a única alternativa (a porta). Jesus é o modelo de Pastor: ele não busca seus próprios interesses; ao contrário, ele dá a sua própria vida a todos aqueles que aceitam sua proposta. (2BibliaPAstoral Jo 10,1-21)

A Voz do Pastor: A Parábola do Pastor e das Ovelhas ilustra a relação entre o Mestre Jesus w os discípulos. O escutar e reconhecer a voz, chamar cada uma pelo nome e levá-las para fora sublinha a profundidade dos laços que os unem. O discipulado só é verdadeiro quando atinge este nível. Isto não acontece com o discipulado superficial e aparente. No tempo de Jesus, era comum os rebanhos de vários pastores passarem a noite no mesmo curral, ficando as ovelhas todas juntas. Pela manhã, bastava que ouvissem as vozes dos pastores para que as respectivas ovelhas os seguissem, sem possibilidade de se enganarem. Cada ovelha sabia, muito bem, a quem estava seguindo. A relação do discípulo com o Mestre Jesus exige não se deixar enganar por falsos pastores, com o perigo de se extraviar. O discípulo sabe estar seguindo o pastor correto, se é conduzido pelos caminhos do amor e da misericórdia. (3Jaldemit Vitório, SJ – Dia a Dia nos passos de Jesus – Paulinas) 

Neste momento eu convido os Irmãos e Irmãs para ouvirmos a Proclamação do Evangelho segundo São João, que está no capítulo dez, versículos do um ao dez. (Jo 10, 1-10)

 

Aleluia, Aleluia, Aleluia. Eu sou o bom pastor; conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor.

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João, Glória a Vós Senhor (Jo 10,1-10)

Naquele tempo, disse Jesus: 1"Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho,
antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". 6Jesus contou-lhes esta parábola,
mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;
entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". Estas, amados irmãos e irmãs, são Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor.

 

A porta de qualquer imóvel tem ao menos duas utilidades: proteger e libertar. Quando as pessoas estão na casa, a porta fechada oferece segurança, bem-estar, privacidade. Ao mesmo tempo, quando a porta se abre, pode-se entrar e sair livremente. Jesus é a porta das ovelhas. Dá segurança ao povo, defende-o dos ataques inimigos. Quem deixa de utilizar a porta, isto é, quem não reproduz a prática libertadora de Jesus, mas usa subterfúgios, boas intenções não têm. Jesus os chama de ladrões e assaltantes da vida e liberdade do povo. Referência imediata aos dirigentes do povo que não o defende, mas explora; não lhe garante a vida digna, ao contrário, o mantém na miséria desumana. Jesus, a verdadeira porta das ovelhas, “vem para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. (4Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho 2015 – Paulus)

Como é bom quando chegamos à nossa casa e nossos pais, irmãos, sobrinhos e amigos nos recebem junto à porta ou no portão com largo sorriso nos lábios e um abraço quente e carinhoso. Momento único e inesquecível, momento em que nos sétimos amados, acolhidos e esperados! Jesus não apenas nos recebe, mas se coloca como a porta que nos abre passagem para o verdadeiro e único encontro com Deus e com os irmãos. Todos os que decidimos entrar com Ele (“Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas”), encontraremos um Deus que, como Pai, acolhe a todos os seus filhos e uma família que vive unida no amor desfrutando a vida em abundância: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham e abundância”. (5Pe. Marcos Loro – CMF – Diário Bíblico – 2016 – Ed. Ave Maria)

Os dirigentes de Israel exploravam o povo e o deixava na miséria. Em vez de dar a vida, eles a destruíam. Seguindo seus interesses egoístas, destruíam o “rebanho” de Deus. Por isso Jesus os chama de ladrões e assaltantes. Em contrapartida, Jesus se apresenta como o pastor segundo o coração de Deus, aquele que foi anunciado pelos profetas. Ele é a porta, o mediador. Conduz o povo com a autoridade de quem ama e doa vida. Aqueles que se tornam seus discípulos escutam sua voz e o seguem. Jesus convida as lideranças político-religiosas a passarem por ele, “a porta das ovelhas”, assumindo a sua prática libertadora, empenhando-se eficazmente para que todos “tenham vida, e a tenham em abundância”. À Semelhança do bom Pastor, a Igreja é continuamente solicitada a assumir a causa dos mais fracos. (6Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com po Evangelho 2017/2023 – Paulus)

Eu sou a porta! Jesus narra a parábola da porta e do pastor das ovelhas, e como seus ouvintes não o entenderam, declara: “Eu sou a Porta, se alguém entrar por mim será salvo!”. A vida em abundância passa pela porta que é Jesus! Quanta delicadeza de Deus! Ele dá-nos o acesso à vida eterna em Cristo, seu Filho Unigênito. Senhor Deus da vida, nos queremos passar pela porta que és tu, o bom pastor, e queremos ter acesso à vida em abundância que tu prometeste àqueles que creem. (7Elizabeth Mendes, FCJ - Diário Bíblico 2018 – Ed. Ave Maria)

Jesus fala sobre a porta das ovelhas, afirmando que quem não entra pela porta é ladrão e assaltante. Ladrão é aquele que se apropria do que pertence a todos. No quarto evangelho, este termo é aplicado aos dirigentes e a Judas. Bandido, designação referente aos dirigentes e a Barrabás, é quem usa de violência. Os dirigentes são homicidas (vão matar Jesus) e exploradores, pois usam da violência para sujeitar o povo, mantendo-o em estado de miséria. Os ouvintes de Jesus não entendem, ou fingem não entender o assunto (enigma); então Jesus diz claramente: “Eu sou a porta das ovelhas, se alguém entra por mi será salvo”. Jesus é a porta que retira as pessoas das velhas estruturas opressoras, do peso insuportável que os chefes impõem sobre elas. Jesus veio para dar vida, e vida abundante. (8Pe. Luiz Miguel Duarte – ssp – Dia a Dia com o Evangelho 2018 – Paulus)

Jesus só entra em na nossa vida se for pela porta. Ele não rouba a nossa liberdade. Quem não entra pela porta é ladrão. A salvação é ofertada, jamais imposta. Cristo não invade “nossa casa” em hipótese alguma. Sua ajuda é sempre uma proposta. Seu coração é avido por acolher a oração que clame “livrai-nos do mal”. Contudo, Ele não pode salvar quem não quer ser salvo, embora queira nos salvar para sempre. Por isso, Ele rompe o limite da nossa liberdade, pois o amor não comporta imposições. (9Moisés Alves dos Santos – Daniel Aparício Rasteiro – CF – Diário Bíblico 2019 – Ed. Ave Maria)

No quarto domingo da Páscoa, é proclamado o capítulo 10 do Evangelho de João. É o domingo do Bom Pastor. Esse capítulo tem seu fundamento em Ezequiel 34, que fala da triste situação em que o povo se encontrava, abandonado pelas autoridades, os pastores da época. No teto de hoje – Jesus se apresenta como a porta para a entrada e saída de pastores e ovelhas. Como porta, Jesus é o acesso à segurança e à liberdade. Proporciona salvação e vida plena e, ao mesmo tempo, respeita a liberdade de cada um. Está sempre aberto para acolher a todos os que querem fazer parte de sua caminhada. Jesus propõe entrar pela porta, que é ele, e não adotar outros subterfúgios que podem denotar outros interesses. Interesses que nem sempre favorecem a vida; ao contrário, podem ser interesses escusos que buscam manipular, explorar e matar. Quem passa por essa porta encontrará pastagem, vida plena e abundante, tudo o que necessita para ter vida digna. (10Pe Luiz Miguel Duarte – ssp – Dia a Dia com o Evangelho 2020 – Paulus)

A linguagem adotada por Jesus no Evangelho segundo João se relaciona diretamente com a realidade que ele – Jesus – e as pessoas a sua volta compreendiam bem. Embora houvesse cidades, a realidade rural e campesina era bem presente, e as imagens vinculadas a esse mundo agrário e pastoril faziam sentido, pois eram familiares. Em nossos dias, podemos dizer que estamos muito mais presentes nas cidades do que no campo, e compreender bem o que Jesus apresenta requer um pouco mais de esforço. Contudo, em meio a essa alegoria, Jesus agira de forma direta que ele e aquele que veio trazer vida plena a todas as pessoas. Alguém, que não seja Jesus, pode ser tomado como assaltante ou ladrão, pois não se importa verdadeiramente com a vida e a segurança das ovelhas. A exemplo de Jesus, muitas pessoas foram e são indicadores para aquele que é a porta. As palavras que os seguidores de Jesus anunciam necessariamente devem conduzir ao mestre e Pastor. (11Padres e Irmãos Paulinos- Dia a Dia com o Evangelho 2022)

Quem cuida da porta do aprisco das ovelhas é o porteiro. Jesus é a porta de acesso das ovelhas. Ele cuida para que estranhos não entrem e causem estrago no rebanho. Ao Pastor, a porta está sempre aberta, pois “é da casa” e sua presença é desejada por ser garantia de proteção para o rebanho. Quem entra no redil por outras portas é ladrão e assaltante. A passagem faz lembrar pessoas que se infiltram nas comunidades por caminhos alternativos e pouco ortodoxos e pregam doutrinas estranhas. O pastor conhece cada ovelha pelo nome é conhecido por elas. O reconhecimento vem pela voz, isto é, por aquilo que prega e pela orientação que emana; as ovelhas o seguem com segurança, porque sua orientação conduz à vida. (12 Braz Lorenzetti – Diário Bíblico 2024 – Ed. Ane Maria)

Ao terminarmos este momento de oração peçamos ao Senhor que nos abençoe com esta vida em abundância. Abramos o nosso coração à sua graça neste tempo pascal e permaneçamos atentos e vigilantes, porque o Senhor está presente e manifesta-se onde esperamos, mas também onde menos esperamos e de formas surpreendentes.

Senhor Jesus, faze-nos sempre mais prontos a ouvir a tua voz e nos deixarmos ser guiados por ti pelos caminhos do amor solidário. E, ao final desse momento de oração, elevemos, com todo o coração, uma oração de agradecimento ao Senhor pela dádiva de pertencer ao seu rebanho, de residir em seu aprisco. Ó Jesus, bom e zeloso Pastor, és a porta das ovelhas. Os que passam por ti encontrarão, “pastagem”, isto é, vida em abundância. Vem, Senhor, livrar tuas ovelhas dos que as oprimem e exploram. Amém

Fonte(1Joana Viana Lopes – passo a Rezar net) - (2BibliaPAstoral Jo 10,1-21) - (3Jaldemit Vitório, SJ – Dia a Dia nos passos de Jmesus – Paulinas) - (4Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho 2015 – Paulus) - (5Pe. Marcos Loro – CMF – Diário Bíblico – 2016 – Ed. Ave Maria) - (6Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com po Evangelho 2017/2023 – Paulus) - (7Elizabeth Mendes, FCJ  - Diário Bíblico 2018 – Ed. Ave Maria) (8Pe. Luiz Miguel Duarte – ssp – Dia a Dia com o Evangelho 2018 – Paulus) - (9Moisés Alves dos Santos – Daniel Aparício Rasteiro – CF – Diário Bíblico 2019 – Ed. Ave Maria) - (10Pe Luiz Miguel Duarte – ssp – Dia a Dia com o Evangelho 2020 – Paulus) - (11Padres e Irmãos Paulinos- Dia a Dia com o Evangelho 2022) - (12 Braz Lorenzetti – Diário Bíblico 2024 – Ed. Ane Maria)  

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