Religião Geral

Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem

".... todo aquele que nele acredita tenha vida eterna”

09/04/2024 às 11h24
Por: Redação Folha Pantanal Fonte: Fonte: (1 Pedro Gil – passo a rezar net) - 2Pedro Gil – passo a rezar net) - (3Bíblia Pastoral At 4,32-37) - (4Bíblia Pastoral Jo 3,7b-15) - (5Pe Luiz Miguel Duarte, ssp – Pe. Nilo Luza, ssp – Dia a Dia com o Evangelho – 2015/ 2023 – Paulus) -. (6Pe. Marc
Compartilhe:
Adelino Alexandre Lopes
Adelino Alexandre Lopes

Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem (Jo 3,7b-15) - Hoje é dia nove de abril, terça-feira da segunda semana do tempo pascal.

Nós estamos juntos para mais um momento de oração. Este momento de oração é uma inciativa para cumprir um pedido “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15) Uma iniciativa que levaremos ao ar todos os dias de segunda a sexta feira, através das redes sociais, e tem como fonte: A Bíblia, o programa diário https://passo-a-rezar.net/ - e parte do texto é de autoria do Pedro Gil, a proclamação do Evangelho - Liturgia Diária CNBB 2024, os Evangelhos do dia a dia das Edições Paulus e Paulinas, Diário Bíblico Editora Ave Maria. Nós saudamos a todos com a mensagem Franciscana de Paz e Bem!

Iniciemos o nosso momento de oração com estas palavras de rara beleza pronunciadas por Edith Stein, a carmelita judia, mártir do Holocausto: “Quem és tu, doce luz que me preenche e ilumina a obscuridade do meu coração? Conduzes-me como a mão de uma mãe e se me soltasses, não saberia nem dar mais um passo. És o espaço que envolve todo o meu ser e o encerra em si”. (1 Pedro Gil – passo a rezar net)

Um só coração e uma só alma. Leitura dos Atos dos Atos dos Apóstolos (At 4,32-37) 32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. 33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um. 36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos. Palavra do Senhor, Graças a Deus!

A primeira comunidade viveu breves anos num clima fraterno simples e puro, um aperitivo do Céu, com a candura e o entusiasmo dos apaixonados e dos recém-convertidos. Porém, pouco depois surgiram divisões e perseguição. É um alerta para os teus entusiasmos: a vida nesta terra será sempre luta. Embora o realismo tenha obrigado a comunidade cristã a encontrar novas formas de viver a fé, podes encontrar neste retrato propostas valiosas para a tua vida: não consideres teu o que te pertence; fala da ressurreição; procura que não haja necessitados; dá esmola e ajuda quem precisa. (2Pedro Gil – passo a rezar net)

Lucas vai salientando o crescimento da comunidade. Agora já é uma grande multidão, pois o fermento Cristão penetra e transforma a sociedade. O centro do retrato é o espírito de comunhão que gera concórdia fraterna e partilha dos bens. Não se decreta uma lei para fazer uma “caixa comum”, uma espécie de capital de sociedade anônima. Pelo contrário, trata-se de partilha, livre e consciente, exigida ela necessidade de cada um e voltada para os mais necessitados, de modo a destruir o contraste e a distância entre ricos e pobres. O exemplo de Barnabé, mostra que a comunidade primitiva rompe com o espírito de posse e propriedade privada: os bens são destinados ao uso de todos. (3Bíblia Pastoral At 4,32-37)

Ter fé em Jesus não é só admirar o que ele diz e faz. É entrega para o compromisso total com Jesus, o que exige transformação profunda, um novo nascimento. Isso implica não se apegar a esquemas e estruturas estabelecidas, mas relativizá-las, a fim de estar sempre aberto para a novidade de Deus. Quem se converte é guiado pelo Espírito de Deus e se torna imprevisível para os homens. Essa liberdade da fé cristã é celebrada eficazmente através de rito significativo:  batismo. A grande novidade que Deus tem para o ser humano está em Jesus, que vai revelar na cruz a vida nova. Aí ele demonstra o maior ato de amor: a doação de sua própria vida em favor do ser humano. (4Bíblia Pastoral Jo 3,7b-15)

Da carne nasce carne; do Espírito nasce espírito. Na língua grega, o mesmo vocábulo pode designar o vento, o sopro e o espírito. A mobilidade, a liberdade e o dinamismo são atributos do Espírito; por isso e que Jesus dizia: “O vento sopra onde quer. A mesma coisa acontece com quem nasceu do Espírito”. Este torna ilimitada a capacidade de praticar boas obras. Nicodemos permanece no plano humano, não capta o sentido profundo do convite de Jesus: “nascer de novo”. A verdadeira realidade divina só pode ser compreendida mediante a cruz, na qual o Filho do Homem será erguido. Jesus vem de Deus e merece fé, porque testemunha o que viu e ouviu do Pai. Todo cristão evangelizador, para ser confiável, deve dar testemunho de profunda intimidade com Deus. (5Pe Luiz Miguel Duarte, ssp – Pe. Nilo Luza, ssp – Dia a Dia com o Evangelho – 2015/ 2023 – Paulus)

Ao exortar Nicodemos sobre a necessidade de nascer de novo, Jesus apontou a ação do Espírito Santo como a dinamizadora deste, por assim dizer, “renascimento”. Jesus aponta-nos que é o Espírito que nos move na direção da superação dos esquemas da nossa vida que precisam ser superados, que precisam “morrer”. É o Espírito que faz novas todas as coisas, que arranca de nossos corações todo egoísmo, interesses mesquinhos, ódios, rancores, fechamento, incapacidade de ver além, de ver “os sinais dos tempos” É o Espírito que nos faz capazes e fortes para deixar as velhas roupas que insistem e molda nossas atitudes e, em certos momentos, paralisar o nosso ser e agir. Quando deixamos o Espírito tomar conta de nossa vida e história, tudo se torna novo, pois o Espírito é a eterna novidade do amor do Pai e do Filho para o mundo; o Espírito não nos deixa cair na rotina que mata e sufoca nossos mais nobres anseios. (6Pe. Marcos Loro, CMF – Diário Bíblico 2016 – Ed. Ave Maria)

Jesus fala a Nicodemos sobre novo nascimento, condição indispensável para pertencer ao Reino de Deus. Trata-se de nascer da água e do Espírito. A água é o elemento tradicionalmente usado para o batismo. Na língua grega, em que foi escrito o Novo Testamento, a palavra batizar significa mergulhar. O batismo de Jesus traz a presença transformadora do Espírito Santo. É o Espírito que conduziu Jesus ao longo de sua vida terrena e que imprime dinamismo na vida de toda pessoa batizada. Nascer de novo significa viver e agir segundo os princípios da fé e do amor. Significa também deixar-nos transformar por dentro, a fim de vivermos para Deus e para os outros, como viveu e agiu Jesus. Boa ocasião para verificarmos qual é o espaço que abrimos em nós o para a ação do Espírito Santo. (7Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho 20187 – Paulus)

Neste momento convido os irmãos e irmãs para a Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João que está no capítulo três, versículo do sete b ao quinze) (Jo 3,7b-15)

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. - O Filho do homem há de ser levantado, para que, quem crer, possua a vida eterna.

Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João, Glória a Vós Senhor - - Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b"Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito". 9Nicodemos perguntou: "Como é que isso pode acontecer?" 10Respondeu-lhe Jesus:
"Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade te digo,
nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra,
como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto,
assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem
tenham a vida eterna". Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor.

Neste momento, depois de ouvida a proclamação do Evangelho, faremos uma reflexão do que ouvimos.

Nicodemos, figura emblemática neste teto evangélico: o homem da busca! É doutor da Lei, sabe muitas coisas e ignora outras. Busca Jesus na calada da noite, pois seu coração está inquieto. Sabe que Jesus veio de Deus, que ele é Deus, mas não consegue dar o passo definitivo da fé: renascer da água e do Espírito. Jesus pede que Nicodemos creia! Senhor Jesus, nós também temos as mesmas dificuldades de Nicodemos, sabemos algumas coisas e ignoramos ouras, Dá-nos a sabedoria da fé para podermos ser verdadeiros discípulos missionários no meio dos irmãos. (8Elizabeth Mendes – FCJ – Diário Bíblico – 1028 – Ed. Ave Maria)

Da necessidade de nascer do alto (referência ao batismo) passamos à fé em Cristo, exigida no batismo. Nicodemos dá a Jesus o título de Mestre. Não se trat5a de um mestre qualquer; ele é o único que está em condições de ensinar com verdadeira autoridade. Ele é a testemunha fiel do Pai. Porque vem do céu e diz o que viu junto do Pai. (Estou falando das coisas que tenho visto junto do Pai” – Jo 8,38); ele transmite as palavras e o ensinamento do Pai (“as coisas que eu digo, eu as digo conforme o Pai e disse – Jo 12,50”). Ele é o Filho do Homem que desceu do céu: “A Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós” – Jo 1,14). Ele deverá ser “levantado” (alusão à cruz-glorificação) “para que todo aquele que nele acredita tenha vida eterna”.(9Pe. Luiz Miguel Duarte, Dia a Dia com o Evangelho – 2018/2020 – Paulus)

A comunidade descrita em Atos dos Apóstolos é nascida do Espírito: é comunhão de homens e mulheres que “nasceram do alto”. O mal se alastra no mundo como a soma do mal que está em cada coração humano. Do mesmo modo, o bem comum é fruto do amor de cada coração humano. Por isso, “todos tinham tudo em comum”. Homens renovados no Espírito já não possuem nada de próprio. O próximo se torna a causa e a razão de viver. Historicamente, não se tem notícia de uma comunidade tão perfeita como a descrita na primeira leitura. Mais do que a reminiscência de uma comunidade antiga, Atos dos Apóstolos quer nos apresentar uma comunidade ideal, surge cada vez que a Igreja se deixa mover pelo Espírito Santo, superando a vivências apenas humanas. É do coração de seres humanos renovados no Espírito que surge uma “multidão de um coração só e uma só alma”. (10Moises Alves do Santos, Daniel Aparício Rasteiro, CMF – Diário Bíblico 2019 – Ed. Ave Maria)

Temos no Evangelho de hoje, o diálogo estabelecido entre Nicodemos e Jesus. O que Jesus propõe é novidade. E, de algum modo, essa novidade se choca com as crenças esta estabelecidas e vividas até aquele momento pelo povo de Deus. Nicodemos, como líder do povo e alguém instruído nas leis, não tem facilidade para entender o que Jesus apresenta. A chave que Jesus coloca nas mãos de Nicodemos é desconhecida e ele – Nicodemos – não tem certeza de qual fechadura receberá essa chave e, consequentemente, abrirá as portas do Reino. Nicodemos vive um processo de mudança que começa justamente pelo fato de ele ouvir e buscar acolher a novidade que Jesus lhe apresenta. Podemos sim, voltar o olhar ao nosso próprio coração e considerar o quanto compreendemos a novidade que Jesus nos apresenta. Vivemos nessa dinâmica de nascer do alto em vista de nos tornarmos criaturas renovadas em Deus? (11Padress e Irmãos Paulinos – Dia a Dia com o Evangelho – 2022 – Paulus)

Nicodemos tem dificuldade de entender a ação do Espírito Santo, que os faz nascer de novo e do alto. O apego à realidade física limita a compreensão e a aceitação da novidade proposta por Jesus. Não basta ter um nascimento natural, na carne, é preciso nascer do alto, do sobrenatural, aderir à vida nova pela fé. O nascer do alto, fruto do Espírito, tem suas próprias leis, que superam as da natureza e da física. Jesus aponta esse caminho para a vida: acreditar no Filho do Homem, que está no céu, mas presente também na vida da comunidade cristã. Se o caminho da salvação vem marcado pela presença da cruz, vem marcado também como sinal de vida. O apelo feito a Nicodemos serve para todos nós, mergulhados que estamos nas realidades terrenas: precisamos nascer de novo, do alto, para uma fé viva, operante e comprometida. É a proposta de vida nova do Ressuscitado. (12Braz Lorenzetti, CMf – Diário Bíblico – 2024 – Ed. Ave Maria)

Podemos até sentir uma saudável inveja da coesão destas primeiras comunidades. E abramos o nosso coração ao Senhor, deixando que Ele nos diga o que podemos fazer para que a nossa comunidade, a nossa paróquia viva a mesma saúde espiritual, que a todos conforte e entusiasme.

Senhor Jesus, temos dificuldades ara entender quando nos fala das “coisas do céu”. Abre nossa mente e o nosso coração para que assimilemos tuas divinas palavras e pratiquemos o que nos ensinas. Amém.

Fonte: (1 Pedro Gil – passo a rezar net) - 2Pedro Gil – passo a rezar net) - (3Bíblia Pastoral At 4,32-37) - (4Bíblia Pastoral Jo 3,7b-15) - (5Pe Luiz Miguel Duarte, ssp – Pe. Nilo Luza, ssp – Dia a Dia com o Evangelho – 2015/ 2023 – Paulus) -. (6Pe. Marcos Loro, CMF – Diário Bíblico 2016 – Ed. Ave Maria) - (7Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho 20187 – Paulus) - (8Elizabeth Mendes – FCJ – Diário Bíblico – 1028 – Ed. Ave Maria) - .(9Pe. Luiz Miguel Duarte, Dia a Dia com o Evangelho – 2018/2020 – Paulus) - (10Moises Alves do Santos, Daniel Aparício Rasteiro, CMF – Diário Bíblico 2019 – Ed. Ave Maria) - (11Padress e Irmãos Paulinos – Dia a Dia com o Evangelho – 2022 – Paulus) - (12Braz Lorenzetti, CMf – Diário Bíblico – 2024 – Ed. Ave Maria) 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários