Jesus está vivo e -e o Senhor da história - Hoje é dia um de abril, segunda-feira da oitava da Páscoa. Nós estamos juntos para mais um momento de oração. Este momento de oração é uma inciativa para cumprir um pedido “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15) Uma iniciativa que levaremos ao ar todos os dias de segunda a sexta feira, através das redes sociais, e tem como fonte “A Bíblia, o programa diário https://passo-a-rezar.net/ - e parte do texto é de autoria do Pe. Nelson Faria SJ, a proclamação do Evangelho - Liturgia Diária CNBB 2024, os Evangelhos do dia a dia das Edições Paulus e Paulinas, Diário Bíblico Editora Ave Maria. Nós saudamos a todos com a mensagem Franciscana de Paz e Bem!
Que notícia, que anúncio poderá provocar maior temor e alegria do que a notícia da Ressurreição?
A pedra da morte é removida, a vida faz-se presente na abundância da graça; e no coração dos discípulos escuta-se o eco de uma palavra: “não temas”. Que a boa nova pascal abra as portas da nossa vida, os sentidos da nossa esperança, o serviço da reconciliação nesta semana que agora iniciamos, nesse nosso momento de oração. (1Pe. Nelson Faria SJ – passo a rezar)
Vamos ouvir esta passagem do livro dos Atos dos Apóstolos que está no capítulo dois, versículo quatorze e nos versículos vinte e dois e vinte e quatro (At 2, 14.22-24)
No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo:
«Homens da Judeia e vós todos que habitais em Jerusalém, compreendei o que está a acontecer e ouvi as minhas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem acreditado por Deus junto de vós
com milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou no meio de vós, por seu intermédio,
como sabeis. Depois de entregue, segundo o desígnio imutável e a previsão de Deus,
vós destes-lhe a morte, cravando-o na cruz pela mão de gente perversa. Mas Deus ressuscitou-o, livrando-o dos laços da morte, porque não era possível que Ele ficasse sob o seu domínio. (2Cid Moreira - (Bíblia em Áudio)
Este Pedro que fala de peito feito e enfrenta a multidão é o mesmo Pedro que dias antes mentiu descaradamente para salvar a sua pele, depois de prenderem Jesus. Apesar disso, nem Jesus, nem tu, nem a Igreja desistem de Pedro. Este Pedro que fala de peito feito e enfrenta a multidão é também o mesmo Pedro que era pescador de profissão e não tinha estudos teológicos. Mas agora ensina com autoridade e penetra no sentido da Escritura. Jesus transformou-o por dentro e ilumina-o para entender o que não entendia. Imagina novamente Pedro de peito feito. É como tu: aquele que caiu, mas se levantou, é indigno, mas disposto a servir, era autoconvencido e agora confia só em Deus. Em 2024, os Pedros que anunciam as coisas grandes que Deus fez são os cristãos de hoje, nas suas vidas. Responde com verdade: a quem podes, hoje, “dar um toque”, o toque de uma palavra amiga que fale do grande amigo que é Deus? (3Pe. Nelson Faria SJ – passo a rezar)
Pedro apresenta o anúncio fundamental da Igreja. Mantendo a memória do Testemunho de Jesus, a Igreja relê o Antigo Testamento e percebe o mistério central da vida, morte e ressurreição de Jesus: Jesus de Nazaré realizou entre os homens a ação de Deus voltada para a justiça e a vida, e foi morto pela estrutura injusta de uma sociedade que gera a morte. Deus, porém, condena essa estrutura, pois ressuscita Jesus e o torna Senhor do universo e da história. (4Bíbia Pastoral At. 2,14,22-24)
Jesus está Vivo – A manhã desse primeiro dia da semana marca uma transformação radical na compreensão a respeito do ser humano e da vida. O projeto vivido por Jesus não é caminho para a morte, mas caminho aprovado por Deus, que, através da morte, leva para a vida. Doravante, o encontro com Jesus se realiza quando o ser humano se dispor a anunciar o coração da fé cristã (Jesus morreu e ressuscitou), e a continuar em todos os tempos e lugares a atividade que Jesus desenvolveu na Galileia. Só essa fé ativa transformará o medo da more na alegria da vida. O sistema que gera morte apela para um último recurso: usa a mentira e o suborno tentando neutralizar o surgimento da plenitude da vida. (4Bíblia Pastoral Mt 28, 1,15)
Neste momento convido os irmãos e irmãs para ouvirmos juntos a Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, que está no capítulo 28, versículos do oito ao quinze. (MT 28,8-15)
Aleluia, Aleluia, Aleluia. Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos
Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, Glória a Vós Senhor - Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse:
"Alegrai-vos!" As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: "Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão". 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes:
"Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis". 15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje. Estas, amados irmãos e irmãs, são Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor!
Após a proclamação do Evangelho, convido os irmãos e irmãs para fazermos juntos uma pequena reflexão. Os relatos da ressurreição são permeados de alegria. O motivo é o reencontro com o Senhor vivo, para além da precariedade do tempo e do espaço. As mulheres que foram ao sepulcro, quiçá para dar ao Mestre sepultamento digno, encontro o Anjo do Senhor, que lhes deu a notícia alvissareira de que não estava ali. Ao se retirarem, encontraram o próprio Jesus, que lhes repetiu a mensagem do Anjo, com a ordem de avisarem os irmãos para irem à Galileia, onde haveria de encontrar o Mestre ressuscitado. As mulheres foram, assim, as primeiras apóstolas, anunciadoras da alegria da Ressurreição. O Mestre dá a mesma ordem - a cada discípulo e a cada comunidade cristã: “Alegrai-vos!” Se os discípulos têm consigo o Senhor, não há por que se entristecer. A alegria que brota da fé é suficientemente forte para ajudá-los a superar as tristezas do cotidiano. Discípulo verdadeiro, é discípulo alegre! (5Jaldemir Vitório, SJ – Dia a Dia nos passos de Jesus – 2011 – Paulinas)
Algo extraordinário está acontecendo. Algumas mulheres vão visitar o túmulo de Jesus. Um anjo do Senhor aparece e remove a pedra da entrada do sepulcro e comunica-lhes que não está aí quem elas procuram. Ressurgiu dos mortos, como havia predito várias vezes: Que fosse avisar os outros discípulos. Com medo e alegria, elas correm ara levar a notícia feliz. No caminho encontram o Ressuscitado, que lhes diz: “Alegrem-se!” Os guardas constatam que já não há ninguém sepultado. Vão contar o fato a seus chefes, os sumos sacerdotes. Perplexos, os chefes, que tinham mandado crucificar Jesus, oferecem dinheiro para os guardas espalharem uma mentira: que o corpo de Jesus foi roubado. Desmentido o boato, Jesus se manifesta vivo. A morte não tem mais poder sobre ele. (6Pe. Miguel Luiz Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho – 2015/2017/2023 – Paulos)
A mentira e a corrupção para deturpar um dado de fé! Quanto mal isso pode ter causado às pessoas que deixaram de acreditar em Jesus e na Ressurreição por conta desse fato. Ora, a salvação é confessar que Jesus Cristo é Senhor, para a Glória de Deus Pai! Impedir que as pessoas tivessem acesso à salvação e a fé em Jesus é o que de pior lhes poderia acontecer. Que o Senhor Jesus, na sua imensa bondade e misericórdia, compadeça-se daquele se julgam acima da salvação dos irmãos e lhes possibilite a conversão, tornando-os aptos à salvação. (7Elizabet Mendes, FCJ – Diário Bíblico 2018 – Ed. Ave Maria)
Dois modos de admitir que Jesus Ressuscitou: o testemunho das mulheres e a tramoia das autoridades religiosas para abafar o fato. As mulheres deparam-se com o sepulcro vazio e a aparição do Ressuscitado, que fala com elas: quanto aos sumos sacerdotes, pretendem dar uma explicação ao fenômeno, negando a ressurreição de Jesus. Não admitem que foram derrotados; inventam uma história paralela. Recorrem à mentira e, para sustentá-la, dão “bastante dinheiro aos soldados”. Caem no ridículo ao lutar contra as evidências. Vencedor da morte, Jesus dá aos discípulos o título de irmãos e, por meio das mulheres, recomenda que se dirijam à Galileia. Foi aí, longe de Jerusalém, centro do poder, que Jesus começou seu ministério, escolhendo seus discípulos, continuadores de sua obra. (8Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho, 2018/2020 – Paulus) “
As mulheres se afastam do túmulo “com certo receio, mas, também, com alegria”. Não esses os sentimentos que também ainda nos acompanham? Parece que toda a nossa vida é intercalada por alegria e certo receio. A alegria dura pouco: por isso preciso aproveitar as pequenas alegrias. O receio é grande, pois há a impressão de que, a qualquer momento, algo ou alguém pode nos tolher a alegria. A nós, resta acreditar, como também Maria Madalena acreditou, assim como a Virgem Maria. Jesus interpela a mulher com uma saudação “Salve!”. Também Maria, uma vez, foi saudada pelo anjo na anunciação. Naquele momento, Ela não sabia como se dariam as coisas, mas não deixou de acreditar. Hoje, as duas mulheres contemplam que tudo o que foi anunciado se cumpriu. O Cristo vive e, com Ele, também nós vivemos. (9Moisés Alves dos Santos – Daniel Aparício Rasteiro – CMF – Diário Bíblico 2019 – Ed. Ave Maria)
Esta semana é, do ponto de vista da nossa fé e da liturgia, um grande e alegre dia: o dia da ressurreição do Senhor. Somos convidados a experimentar medo e alegria, como as mulheres presentes no relato de Mateus. A ressurreição de Jesus é um evento inédito e de difícil compreensão. A reconhecer e constatar que Jesus venceu a morte, além do medo e da alegria, veremos desconfiança, incredulidade, incompreensões e espanto, ao longo dos próximos dias, afinal, ressurreição é novidade para todos, e eles, os discípulos do Senhor, precisam, a seu tempo, assimilar o que está acontecendo depois da experiência devastadora que foi a prisão, paixão e morte de Jesus no madeiro, A ressurreição de Jesus, ao contrário do que alguns quiseram fazer parecer, não se trata de boato ou mentira. A ressurreição de Jesus é verdade que ressignifica a história da humanidade e inaugura novo tempo. Aleluia. Alegria! (10Padres e Irmãos Paulinos – Dia a Dia com o Evangelho – 2022 – Paulus)
Os primeiros oito dias após a Páscoa é um tempo chamado de “oitava da Páscoa”. Todo o período compreendido entre a festa principal e seu oitavo dia é considerado como uma celebração única e prolongada. As amanhecer de um novo dia e de um novo tempo, as mulheres vão visitar o túmulo de Jesus. Caminham com ansiedade e encontram o túmulo vazio. Voltam para dar a notícia aos discípulos. Nesse meio tempo, Jesus se apresenta diante delas como recompensa pela fidelidade em todo o caminho da paixão. Elas o reconhecem, acolhem sua saudação, prestam-lhe uma homenagem e recebem uma missão: Transmitir aos irmãos (discípulos) a Boa Nova da Ressurreição e que o Ressuscitado os espera na Galileia”. As autoridades insistem em sua hostilidade, subornando os guardas do túmulo. O relato das mulheres, a presença do anjo e o túmulo vazio são fortes indícios e reforçam a fé no Ressuscitado. (11Braz Lorenzetti,CMF – Diário Bíblico 2024 – Ed. Ave Maria)
Fonte: (1Pe. Nelson Faria SJ – passo a rezar) - (2Cid Moreira - (Bíblia em Áudio - (3Pe. Nelson Faria SJ – passo a rezar) - (4Bíblia Pastoral Mt 28, 1,15) - (5Jaldemir Vitório, SJ – Dia a Dia nos passos de Jesus – 2011 – Paulinas) - (6Pe. Miguel Luiz Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho – 2015/2017/2023 – Paulos) - (7Elizabet Mendes, FCJ – Diário Bíblico 2018 – Ed. Ave Maria) - (8Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp – Dia a Dia com o Evangelho, 2018/2020 – Paulus) - (9Moisés Alves dos Santos – Daniel Aparício Rasteiro – CMF – Diário Bíblico 2019 – Ed. Ave Maria) - (10Padres e Irmãos Paulinos – Dia a Dia com o Evangelho – 2022 – Paulus)
Mín. 26° Máx. 40°