Defesa da Mulher Entretenimento

Como evitar o assédio nos dias de folia?

Mulheres, fiquem ligadas, se cuidem e boa folia

10/02/2024 às 15h27
Por: Redação Folha Pantanal Fonte: Glenda Melo - Jornalista
Compartilhe:
Glenda Melo - Jornalista
Glenda Melo - Jornalista

Em meio à folia, os casos de importunação sexual tendem a aumentar, segundo especialistas: beijos forçados, toques não autorizados e até casos mais graves de abusos. Há muitos relatos de homens que ficam à espreita em banheiros químicos e de estabelecimentos buscando encontrar alguém mais vulnerável.  É necessário muito cuidado porque eles buscam, infelizmente, o crime de estupro. Se possível, peça sempre para alguém ir com você", destacam os especialistas em segurança. Infelizmente, ainda existem homens que acreditam ter poder e direito sobre o corpo de uma mulher. “Fantasia não é convite, nem dá consentimento ao homem para ultrapassar os limites."

É um período de muita alegria, mas não de abuso. Todas as leis continuam valendo. Beijos forçados, puxões de braço ou cabelo, qualquer tipo de violência os agentes de segurança precisam ser acionados para que as vítimas sejam acolhidas e protegidas, além dos agressores responsabilizados. Lamentavelmente, em 2023, foram mais de 27 mil casos de importunação sexual registrados nas delegacias de todo o Brasil. É preciso combater essas violências, que são muito recorrentes no carnaval. Precisamos mudar essa história!

Respeite o NÃO

Entre as dicas de proteção, o ideal é estar entre amigos de confiança e evitar pessoas desconhecidas. Uma das estratégias usadas por pessoas mal-intencionadas é a aproximação corporal, muitos usam abraços e beijos para roubar ou assediar. Ter atenção com copos também é essencial, embalagens com tampas são mais recomendadas, por dificultar que alguém coloque alguma substância, de acordo com informações apuradas. A violência contra mulher e assédio é um tema que nos atravessa todos os dias, incluindo nas grandes festas como o carnaval. É missão de todos, folião e foliã, disseminarem essas informações. Todos têm direito de “curtirem” os dias de folia com segurança, INCLUSIVE NÓS MULHERES. Mulheres, fiquem ligadas, se cuidem e boa folia. Glenda Melo - Jornalista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários