Política Eleições

SELECIONE OS DIRIGENTES COM O SEU VOTO

A comunidade não pode, e nem deve mais, é permitir e suportar a perpetuação de indivíduos descompromissados no poder

22/01/2024 às 14h39 Atualizada em 22/01/2024 às 14h50
Por: Redação Folha Pantanal Fonte: Adelino Alexandre Lopes - Literato (Onileda)
Compartilhe:
Adelino Alexandre Lopes - Literato (Onileda)
Adelino Alexandre Lopes - Literato (Onileda)

   “...Moisés se assentou como de costume para servir de juiz ao seu povo, e o povo ficou de pé diante de Moisés, desde a manhã até a noite”. E o sogro de Moisés chegou a ver tudo o que ele fazia para o povo. De modo que disse: “Que espécie de negócio é este que estais fazendo para o povo? Por que é que só tu continuas sentado e todo o povo continua a postar-se diante de ti, desde a manhã até a noite?” Moisés disse então ao seu sogro: “É porque o povo está vindo a mim para consultar a Deus. Caso lhes surja uma causa, ela tem de ser apresentada a mim e eu tenho de julgar entre um litigante e outro, e tenho de tornar conhecidas as decisões do [verdadeiro] Deus e suas leis.” Mas tu mesmo deves selecionar dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens fidedignos, que odeiam o lucro injusto; e tens de pô-los sobre eles como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. E eles de julgar o povo em toda ocasião propícia; e tem de dar-se que toda causa grande trarão a ti, mas toda causa pequena resolverão eles mesmos como juízes. Portanto, faze-o mais leve para ti, e eles têm de levar o fardo contigo. Se fizeres esta coisa, e Deus te tiver mandado (isso), então poderás certamente suportá-lo, e, além disso, todo este povo irá ao seu próprio lugar em paz”. (Ex 18:13;23)

Tendo feito uma análise desta passagem do livro de Êxodo, pude perceber quão importante é a organização da sociedade, não num único grupo: esse procedimento a torna submissa de um só dirigente e poderá ocorrer que fique eternamente a prostrar-se diante dele à espera de ajuda, mas em dois ou mais grupos e que estes grupos busquem, em seus contrários, uma unificação de ideias para o efetivo desenvolvimento da comunidade, fazendo-a mais atuante e participativa, com prudência e não com anarquia. Que nesse todo da comunidade haja uma intercomunicação, para que mesmo sendo dividido em pequenos bairros, saiba conduzir o seu próprio desenvolvimento, não ficando sempre a mercê da apatia dos governantes. Estes, remanejados pelo povo aos mais variados cargos, por mais que se esforcem (pelo menos é o que se presume que façam) sozinhos não conseguirão nunca resolver todos os problemas. Até porque não lhes é permitido serem eternos paternalistas, e a qualquer momento a tulha poderá ficar vazia e serem obrigados a pedir socorro. E esse pedido de socorro poderá ser atendido e vir acompanhado de um atrelamento que não é bom nem salutar para a comunidade. A comunidade brasileira, que sempre reclama por melhorias, tem agora a chance, se não total pelo menos parcial, de promover o início das mudanças que sempre aspirou. Este ano é ano de eleições e para que estas mudanças aconteçam, efetivamente, é prudente que saibamos escolher, pelo voto, governantes que estejam realmente alinhados com suas bases, com um governar moralmente; governantes que queiram realmente mudar, para melhor, os municípios, os Estados e o Brasil. O que esta comunidade não pode mais permitir, e suportar, é a perpetuação no poder, de indivíduos sabidamente descompromissados com a coisa pública e que visam tão somente o acúmulo de riquezas, em sua própria tulha e na de seus patrocinadores, fazendo seu “porto seguro” no lucro injusto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Adelino Alexandre Lopes
Adelino Alexandre Lopes
Sobre "O Filósofo das Causas Perdidas" ainda acredita na geração de novas ideias, num processo que não se caracterize pelo continuísmo, mas pela gestação de inquietações, de novas formas de ver e interferir no mundo concreto da experiência vivida; continua a acreditar na convivência com a linguagem, no descobrir e redescobrir as palavras como um dos modos de luta para mudar a vida e transformar o mundo..." (Fragmentos prefácio - Profª Irma Lino de Assis Oliveira)
Coxim, MS Atualizado às 22h02 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 26° Máx. 40°

Qui 37°C 23°C
Sex 38°C 24°C
Sáb 39°C 24°C
Dom 31°C 23°C
Seg °C °C
Enquete